Citologia Clínica: A Prática do Papanicolau

CITOLOGIA CLÍNICA 2

Descrição

O Papanicolau é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. Desta forma o curso de extensão em Citologia Clínica: A prática do papanicolau tem como objetivo atualizar o acadêmico dos cursos das áreas afins na execução e interpretação dos exames citológicos, analisando as normalidades e alterações, através de conteúdos teórico, prático.

Público-Alvo:

Graduandos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia e áreas afins

Carga Horária Total:

10 horas (Com certificado)

Total de Vagas:

25 vagas

Local e horário do curso

Campus do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos. Laboratório de Análises Clínicas – BIOMEDICINA UNIFIO

Inscrições para o curso

Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos

Pós Graduação e Cursos de Extensão

Horário de Atendimento: 7:00 às 18:50hs ( segunda à sexta - feira)