Apresentação do Curso
A vida moderna, de grande complexidade, é resultante dos processos históricos e sociais em permanente e rápida transformação. Apresenta, sobretudo, atributos de racionalidade como elemento primordial, o que determina que as leis do mercado sejam definidoras dos comportamentos institucionais, grupais e individuais.
Nessa realidade, os processos de modernização trouxeram, ao lado de facilidades e confortos bem recebidos pelas pessoas, grupos e a sociedade em geral, a degradação da qualidade de vida, incluindo, entre outros aspectos, a fragilização dos processos psíquicos do ser humano.
Nesse panorama, observa-se que as pessoas têm percebido a necessidade de um reordenamento social e têm buscado caminhos para a criação de espaços onde possam desenvolver aspirações pessoais e relações interpessoais significativas e gratificantes. O ponto central e de referência para essa nova ordenação, é o psiquismo humano. Qualquer intervenção deverá estar apoiada em diferentes formas de investigação junto às pessoas, grupos e instituições sociais, seja nas situações cotidianas, como processo de desenvolvimento, seja nas situações de crise, como forma de reequilíbrio das estruturas e do funcionamento individual, grupal, institucional e social. É nesse contexto que a ciência psicológica insere-se, ao lado de outras ciências que contribuem para a compreensão dos variados planos das vivências humanas.
A Psicologia tem um importante papel na mudança de paradigmas e na promoção de práticas que favoreçam o desenvolvimento e a realização humana. Assim, o Projeto do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos, justifica-se pela importância da disciplina no mundo atual, como forma de entendimento, apoio e sustentação aos processos psíquicos individuais, grupais, institucionais e sociais. Justifica-se igualmente pela possibilidade de formar profissionais dessa área de conhecimento, com a função de atender à demanda existente na região. Assim, a implantação do Curso de Psicologia das FIO, está respaldada pela comunidade local, que busca atendimento de problemas de várias ordens, desde aqueles vinculados a questões da infância, até àqueles relativos à realidade do trabalho.
Dessa forma, o princípio norteador do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia das FIO foi o de oferecer formação qualificada, coerente e condizente com uma atuação profissional diferenciada, e capaz de promover transformações pessoais e sociais significativas. O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia das FIO foi elaborado a partir das orientações constantes da Resolução CNE/CES n. 8, de 07 de maio de 2004, aprovada de acordo com os dispositivos do artigo 53 da Lei de Diretrizes e Bases e da Lei n. 9.131, de 15 de novembro de 1994. Nesse sentido, o Curso de Psicologia das FIO está estruturado sobre dois núcleos formadores: núcleo básico e núcleo das ênfases curriculares.
Após cursarem as disciplinas do núcleo comum, será oferecida aos alunos a possibilidade de formação em duas ênfases curriculares, podendo resultar em percursos profissionais diferenciados. São elas: “Psicologia e Processos Clínicos” e “Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional”. As disciplinas do núcleo comum e as disciplinas das ênfases estão distribuídas em diferentes eixos estruturantes, permitindo ao futuro profissional o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitarão atuação profissional compatível com os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia das FIO. Pretende-se assim, que o Curso de Psicologia das FIO tenha presença marcante em Ourinhos e região, abrindo possibilidades de formação e aprimoramento de profissionais da Psicologia e áreas afins e também atendendo às necessidades apresentadas pela comunidade. A qualidade de ensino e a atuação em projetos na comunidade são compromissos da instituição com as demandas regionais.
OBJETIVOS
Objetivo Geral O curso tem por objetivo formar profissionais com capacidade de reflexão e crítica, preparados ética, política, social e tecnicamente para atuação transformadora: preventiva, diagnóstica e terapêutica nas áreas da Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho. Objetivos Específicos Promover apropriação do conhecimento científico em Psicologia de forma integrada e produtiva. Reconhecer as diferentes correntes e concepções teóricas em Psicologia. Integrar os conhecimentos teóricos com as práticas profissionais, considerando os diferentes contextos. Articular os conhecimentos psicológicos com os de áreas afins. Contribuir para a construção do saber e do fazer psicológicos.
PERFIL PROFISSIONAL
- Manter uma postura permanentemente responsável por sua formação e aprimoramento;
- Utilizar os métodos e técnicas da Psicologia na atuação profissional, acompanhando a evolução do conhecimento na área e em áreas de suporte;
- Identificar as necessidades e expectativas das pessoas, grupos e instituições relativas às possibilidades de contribuição da psicologia;
- Atender e acompanhar as demandas individuais, grupais, institucionais e sociais, buscando melhorar a qualidade de vida e favorecer o desenvolvimento humano e social;
- Analisar e intervir em situações e contextos em que seus conhecimentos e prática profissionais sejam necessários;
- Trabalhar em equipes multiprofissionais e contribuir com profissionais de outras áreas, sempre que isso signifique agregação de valor à ação profissional e contribuição ao desenvolvimento humano;
- Produzir novos conhecimentos e práticas, divulgando-as para favorecer o desenvolvimento de outros profissionais da Psicologia e de disciplinas afins;
- Considerar, nas intervenções, o ser humano como ser integral e participante de um contexto dinâmico e em constante transformação.
Reconhecimento
Reconhecimento pela portaria MEC/SERES nº270, de 03/04/2017, publicado no D.O.U de 04/04/2017
Coordenador do Curso
Prof° Dr. Fábio Sagula de Oliveira
ENADE - Nota de 1 a 5
Nota 4
Conceito Institucional (CI) - Nota de 1 a 5
Nota 4
Grade do Curso
1º SEMESTRE |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia |
72 |
4 |
Fundamentos Sócio-antropológicos da Psicologia |
36 |
2 |
Fundamentos Filosóficos da Psicologia |
36 |
2 |
Construção do Pensamento Científico |
36 |
2 |
Fundamentos da Estrutura Político-Econômica |
36 |
2 |
Processos Psicológicos Básicos |
72 |
4 |
Seminário de Formação e Desenvolvimento I |
36 |
2 |
Elementos de Comunicação e Expressão |
18 |
1 |
Laboratório de Informática |
18 |
1 |
TOTAL |
360 |
20 |
2º SEMESTRE |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Bases Biológicas do Comportamento |
72 |
4 |
Estatística |
36 |
2 |
Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais |
36 |
2 |
Teorias e Sistemas em Psicologia |
72 |
4 |
Psicologia do Desenvolvimento |
72 |
4 |
Psicologia: Campos de atuação |
36 |
2 |
Prática de Pesquisa Bibliográfica |
18 |
1 |
Estágio básico I: Análise de Caso Psicossocial |
18 |
1 |
TOTAL |
360 |
20 |
3º SEMESTRE |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Estatística Aplicada à Psicologia |
36 |
2 |
Psicologia Experimental |
72 |
4 |
Modelos de Pesquisa em Psicologia |
54 |
3 |
Psicologia da Personalidade |
72 |
4 |
Neurofisiologia |
72 |
4 |
Seminário de Formação e Desenvolvimento II |
18 |
1 |
Laboratório de Produção de Texto Científico |
18 |
1 |
Estágio Básico II: Realização de Enquete |
18 |
1 |
TOTAL |
360 |
20 |
4º SEMESTRE |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Técnicas de Exame Psicológico I |
72 |
4 |
Psicologia Social |
72 |
4 |
Psicologia da Saúde |
36 |
2 |
Psicologia da Aprendizagem |
72 |
4 |
Técnicas de Observação e Entrevista |
72 |
4 |
Elaboração de Projeto de Pesquisa |
18 |
1 |
Estágio básico III: Simulação e discussão de casos |
18 |
1 |
TOTAL |
360 |
20 |
5º SEMESTRE |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Psicopatologia I |
72 |
4 |
Técnicas de Exame Psicológico II |
72 |
4 |
Ética Profissional |
36 |
2 |
Psicodinâmica dos Grupos |
54 |
3 |
Fundamentos da Psicologia do Trabalho |
36 |
2 |
Fundamento da Psicologia Clínica |
36 |
2 |
Seminário de Formação e Desenvolvimento III |
18 |
1 |
Seminário de Projetos de Pesquisa |
18 |
1 |
Estágio Básico IV: Trabalho de Campo |
18 |
1 |
TOTAL |
360 |
20 |
6º SEMESTRE |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Técnicas de Dinâmica de Grupo |
72 |
4 |
Psicopatologia II |
72 |
4 |
Psicologia Institucional |
72 |
4 |
Psicologia Comunitária |
36 |
2 |
Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa |
18 |
1 |
ENFASE A –Psicologia e Processos clínicos |
||
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I |
72 |
4 |
ENFASE B – Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional |
||
Psicologia do Trabalho: Paradigmas e Significados |
72 |
4 |
Estágio Básico V: Observação Institucional |
18 |
1 |
TOTAL |
360 |
20 |
7º SEMESTRE |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Apresentação das Pesquisas |
18 |
1 |
Seminário de Formação e Desenvolvimento IV |
18 |
1 |
ENFASE A e ÊNFASE B (Disciplina comum às duas ênfases) |
||
Orientação Profissional |
72 |
4 |
ENFASE A- Psicologia e Processos Clínicos |
||
Psicodiagnóstico |
72 |
4 |
Saúde Mental e Saúde Coletiva |
72 |
4 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II |
72 |
4 |
ENFASE B- Psicologia do Trabalho e Processos Desenvolvimento Humano e Organizacional |
||
Psicologia Social das Organizações |
72 |
4 |
Teorias da Organização |
72 |
4 |
Pesquisa e Diagnóstico em Psicologia do Trabalho |
72 |
4 |
Estágio Básico VI – Prática de Entrevistas |
36 |
2 |
TOTAL |
360 |
20 |
8º SEMESTRE |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
ÊNFASE. A – Psicologia e Processos clínicos |
||
Clínica Psicanalítica |
72 |
4 |
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental |
72 |
4 |
Psicoterapias de Grupo |
72 |
4 |
Teorias Psicanalíticas I- FREUD |
36 |
2 |
Teorias Psicanalíticas II- LACAN |
36 |
2 |
Optativa A – I |
72 |
4 |
ÊNFASE B – Psic.Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional |
||
Intervenção nas Organizações |
72 |
4 |
Gestão de Pessoas nas Organizações I |
72 |
4 |
Processos de Mudança e Desenvolvimento Humano e Organizacional |
72 |
4 |
Trabalho e Cotidiano |
72 |
4 |
OPTATIVA B – I |
72 |
4 |
ÊNFASE A - Psicologia e Processos clínicos |
||
Estágio Específico – Práticas Clínicas no CEPP |
100 |
|
ÊNFASE B – Psic. Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional |
||
Estágio Específico – Práticas de Diagnóstico e Intervenções em Organizações. |
100 |
|
TOTAL |
440 |
20 |
9º SEMESTRE |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Seminário de Formação e Desenvolvimento V |
18 |
1 |
ENFASE A – Psicologia e Processos Clínicos |
||
Psicoterapias Breves |
72 |
4 |
Teorias Psicanalíticas III- FREUD |
36 |
2 |
Teorias Psicanalíticas IV - WINNICOTT |
36 |
2 |
Tópicos Especiais em Análise do Comportamento |
18 |
1 |
Práticas Institucionais |
36 |
2 |
Optativa A – II |
72 |
4 |
Optativa A – III |
72 |
4 |
ENFASE B -– Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional |
||
Gestão de Pessoas nas Organizações II |
72 |
4 |
Genealogia e Trabalho |
36 |
2 |
Trabalho e Movimentos sociais |
72 |
4 |
Análise do Comportamento e Desenvolvimento Organizacional |
18 |
1 |
Optativa B – II |
72 |
4 |
Optativa B – III |
72 |
4 |
ENFASE A - Psicologia e Processos Clínicos |
||
Estágio Específico – Práticas Clínicas no CEPP |
75 |
0 |
Estágio Específico – Práticas Clínicas em Instituições |
140 |
0 |
ENFASE B - Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional |
||
Estágio Específico – Práticas e Intervenções em Organizações e Instituições |
215 |
0 |
TOTAL |
510 |
20 |
10º SEMESTRE |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
ÊNFASE A e ÊNFASE B (Disciplinas Comuns às duas ênfases) |
||
Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais |
72 |
4 |
Optativa – IV |
36 |
2 |
ENFASE A - Psicologia e Processos Clínicos |
||
Psicologia Jurídica |
72 |
4 |
Psicologia Hospitalar |
72 |
4 |
Psicologia Escolar |
36 |
2 |
TCC- Trabalho de Conclusão de Curso |
72 |
4 |
Estágio Específico – Práticas Clínicas em Instituições |
195 |
0 |
ENFASE B - Psicologia do Trabalho e Desenvolvimento Humano e Organizacional |
||
Psicossociologia e Sociologia Clínica |
72 |
4 |
Psicanálise Freudiana e Trabalho |
72 |
4 |
Cooperativismo Popular e Economia Solidária |
36 |
2 |
TCC- Trabalho de Conclusão de Curso |
72 |
4 |
Estágio Específico – Práticas e Intervenções em Organizações e Instituições |
195 |
0 |
TOTAL |
640 |
20 |
OPTATIVAS ÊNFASE A- PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Psicoterapia Infantil |
72 |
4 |
Psicoterapia Familiar I |
72 |
4 |
Psicoterapia Familiar II |
72 |
4 |
Terapias Psicodramáticas |
72 |
4 |
Psicomotricidade |
72 |
4 |
Psicoterapia Infantil |
72 |
4 |
Optativas Ênfase B- Psicologi do Trabalho e Desenvolvimento Humeno e Organizacional |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Processos de Trabalho e Saúde do Trabalhador |
72 |
4 |
Família e Trabalho: Interfaces e Intervenções |
72 |
4 |
Ações em Qualidade de Vida no Trabalho |
72 |
4 |
Desemprego, Informalidade e Subemprego |
72 |
4 |
Psicodrama Aplicado às Organizações |
72 |
4 |
Processos de Trabalho e Saúde do Trabalhador |
72 |
4 |
OPTATIVAS - 10º TERMO |
||
DISCIPLINA |
C.H. |
Cred. |
Psicologia e Direitos humanos |
36 |
2 |
Libras |
36 |
2 |
Atividades complementares |
200 |
0 |
TOTAL |
272 |
4 |
Acesso aos docentes por diciplina pelo portal do Aluno: www.fio.edu.br/aluno
Corpo doecente da faculdade: http://fio.edu.br/site2013/index.php/pt/professores/1392-professores
Maiores informações: 0800 770 8788
Ultima atualização dessa página em 10 de Abril de 2018.