Veja aqui o gabarito da prova do dia 25 de novembro de 2018

Estamos entre as Universidades de Excelência com Nota 4 (Escala de 1 a 5)

As FIO mais uma vez no Ranking do MEC com as Melhores Universidades do País.

Guia do Estudante 2018

Administração☆☆☆
Agronomia☆☆☆
Artes Visuais☆☆☆☆
Ciências Biológicas (Licenciatura)☆☆☆
Ciências Contábeis☆☆☆
Direito☆☆☆
Pedagogia☆☆☆☆
Psicologia☆☆☆☆
Computação - Sistemas de Informação☆☆☆

Guia do Estudante 2017

Administração☆☆☆
Agronomia☆☆☆
Artes Visuais☆☆☆☆
Ciências Biológicas (Licenciatura)☆☆☆
Ciências Contábeis☆☆☆
Direito☆☆☆
Pedagogia☆☆☆☆
Psicologia☆☆☆
Computação - Sistemas de Informação☆☆☆

Guia do Estudante 2016

Administração☆☆☆
Ciências Contábeis☆☆☆
Direito☆☆☆
Pedagogia☆☆☆
Psicologia☆☆☆

Guia do Estudante 2015

Administração☆☆☆☆
Ciências Contábeis ☆☆☆
Direito☆☆☆☆
Pedagogia☆☆☆
Psicologia☆☆☆
Agronomia☆☆☆
Farmácia☆☆☆

Benefícios nas FIO

Conheca os programas que as FIO tem a oferecer aos seus alunos

Bolsa Irmão

No programa "Bolsa Irmão" se o acadêmico tiver mais de uma pessoa estudando nas Faculdades FIO ou no Colégio Santo Antônio Objetivo de Ourinhos, com parentesco de primeiro grau (pai, mãe, filho e cônjuge) e dependentes da mesma renda familiar.

O acadêmico pode solicitar junto ao departamento financeiro desconto de 5% para cada um dos membros familiares através do preenchimento de um cadastro devidamente comprovado.

No caso do acadêmico possui mais de dois dependentes o desconto será de 7% para cada um dos membros familiares.

Bolsa Reembolsável

O programa de "Bolsa Reembolsável", possibilita ao aluno concorrer a uma bolsa de estudos reembolsável correspondente a porcentagem de 30% a 50% do valor da mensalidade.


Como Solicitar

Primeiro o aluno deverá estar regularmente matriculado. Daí então basta comparecer na Secretara de Bolsas e solicitar o "formulário socioeconômico para bolsa reembolsável" e preenchê-lo. Após devolver o formulário, ele será encaminhado para uma comissão formada por professores, funcionários e alunos, que analisarão e atribuirão uma pontuação para cada ítem solicitado.

ATENÇÃO:

O total de vagas para o Programa Bolsa Reembolsável 2017 será limitado a 17% (dezessete por cento) do número de alunos matriculados por curso.

Critério de Avaliação:

O Critério de Avaliação que o Departamento Administrativo/Financeiro da Fundação Educacional “Miguel Mofarrej” irá utilizar é a avaliação do questionário socioeconômico preenchido pelos alunos que se inscreverem no Programa Bolsa Reembolsável. Em caso de empate, prevalecerá a maior nota obtida na Prova do Vestibular FIO 2017.

Desconto Maior Idade

Os candidatos com idade igual superior a 45 anos podem solicitar no Departamento Financeiro o desconto de 30% nas mensalidades de qualquer curso de graduação nas Faculdades FIO.

Este programa de desconto existe desde 2011 e é concedido no exato momento em que é feita a matrícula (desde que solicitado), bastando estar com os documentos de identidade originais em mãos.

Desconto Pontualidade

As Faculdades FIO concedem 17,5% de Desconto Pontualidade aos seus acadêmicos de graduação, para o pagamento da mensalidade até o dia 10 de cada mês.

*O desconto é calculado no momento do pagamento em qualquer banco ou casas lotéricas.

Plano Safra (somente para os alunos de Agronomia)

É um plano de pagamento concedido pelas Faculdades FIO para alunos do curso de Agronomia com dificuldades financeiras mensais.

Ao aderir ao Plano, o aluno (ou seus pais) tem a oportunidade de agendar o pagamento das suas mensalidades durante todo o semestre em uma data que melhor se adeque à comercialização de sua safra ou período de melhor renda financeira.

*Neste plano, todas as 6 mensalidades do semestres estarão somadas em um único boleto bancário referente ao valor vigente de mensalidade sem desconto pontualidade.

Programa Segunda Graduação

Para o aluno que já têm uma graduação existem ainda mais descontos! São 2 modalidades com percentuais diferentes incididos no valor bruto de qualquer curso de graduação.


Modalidade I

Desconto de 30% (trinta por cento) no valor bruto da mensalidade, para os alunos ingressantes portadores de diploma de Graduação das Faculdades Integradas de Ourinhos;


Modalidade II

desconto de 25% (vinte e cinco por cento) no valor bruto da mensalidade, para os alunos ingressantes portadores de diploma de curso superior de qualquer outra Faculdade, Centro Universitário ou Universidade. Esta modalidade é válida desde 2010.

O aluno ainda pode gozar do benefício "desconto pontualidade", ou seja, mais 17,5% de desconto no valor restante da mensalidade para pagamentos efetuados até o dia 10 de cada mês.

Transporte Circular Gratuito

Para os alunos matriculados em curso de graduação das FIO e moram na cidade de Ourinhos, as FIO oferecem transporte circular gratuito da cidade de Ourinhos até o campus das FIO.
Através de convênio entre as FIO e a Empresa AVOA, você têm ainda mais motivos que facilitam seu acesso a faculdade.


Como adquirir

Faça o vestibular e realize sua matrícula. Assim que estiver regularmente matriculado, você já pode solicitar o atestado de matrícula. Basta apresentar este documento no escritório da AVOA para que seja providenciado seu "Cartão de passes aluno FIO".

Entre em contato com a secretaria geral das FIO para mais esclarecimentos pelo (14)3302-6422.
Para saber sobre os horários de atendimento no escritório da AVOA e quais outros documentos podem ser necessário,
ligue para (14) 3302-3233 / 3302-2335.

Observações:
- Não é permitido ao aluno das FIO beneficiado em Programas de Bolsas e/ou Convênios (Bolsa Irmão, Bolsa Reembolsável, Desconto Maior Idade, FIES - Financiamento Estudantil, Plano Safra - Agronomia e Programa Segunda Graduação) usufruir de mais de um programa de benefício.
- Em nenhuma hipótese a Bolsa e/ou Convênio será estendida para disciplina(s) em regime de dependência e nem cobrirá despesas não relacionadas à mensalidade como: emissão de documentos, requerimento em geral, provas substitutivas, entre outros.
- A Bolsa/Convênio tem caráter pessoal, intransferível, inalienável e em nenhuma
- Para maiores informações entrar em contato com o Setor de Bolsas através do telefone: (14) 3302 6400.
Image

Cursos Ofertados

Dúvidas Frequentes

Dúvidas? Fique tranquilo! Nós lhe ajudamos.

Quais os documentos necessários para realizar a Matrícula?

Para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação, em cópia simples, com apresentação dos documentos originais:

Certificado ou Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (duas vias);
Certidão de Nascimento ou Casamento (duas vias);
Cédula de Identidade (duas vias);
CPF (do candidato ou do responsável legal, se menor de 18 anos – duas vias);
3 fotos 3x4 (recentes);
Título de Eleitor (uma via);
Carteira de Reservista (uma via);
Comprovante de Residência.

Caso o aluno seja menor de 18 anos, a matrícula deverá ser efetuada por seus pais ou responsável legal, munido de cópia de seu R.G. e C.P.F.

Como Funciona o Vestibular Agendado?

O candidato interessado deve entrar em contato conosco através do telefone 0800 770 8788 ou do site: www.fio.edu.br para agendar seu Vestibular em sua melhor disponibilidade de tempo.

– Provas
Todas as provas versarão sobre conhecimentos que não excedam ao nível do Ensino Médio.
A prova 1 (p1) de Redação, tem valor máximo de 10 (dez) pontos;
A prova 2 (p2) de Conhecimentos Gerais apresenta 40 (quarenta) questões multidisciplinares versando sobre os programas: a) Língua Portuguesa e Literatura; b) Língua Estrangeira (inglês); c) Matemática; d) Biologia; e) Geografia; f) Física; g) História e h) Química. Cada questão possui peso 1 (um), portanto as questões da P2 totalizam 40 (quarenta) pontos que serão realizadas pelo candidato(a).
O idioma utilizado na prova de Língua Estrangeira é o INGLÊS.
Fica desclassificado o candidato que obter na prova 1 (p1) de Redação pontuação inferior a 02 (dois) ou não comparecer em qualquer das provas ou que tenha efetivado a inscrição usando documentos ou informações falsas além de outros meios ilícitos.
Não há revisão de provas.

Já possuo um Curso Superior, tenho algum benefício?

Sim! Se você já concluiu um Curso Superior você tem alguns benefícios estudando nas Faculdades Integradas de Ourinhos:

Vestibular

O candidato prestará apenas a prova de Redação desde que realize/agende sua inscrição após a realização da Prova do Vestibular por Mérito FIO 2019 do dia 25 de novembro de 2018.
OBS: Para o candidato prestar apenas a prova de Redação ele deverá se inscrever no Vestibular Agendado após a realização do Vestibular Geral.

Atenção:

A inscrição para o Vestibular é realizada através do telefone 0800 770 8788 ou pessoalmente no Departamento de Marketing FIO.

No dia da aplicação da Prova de Redação o candidato tem que trazer, no Departamento de Marketing (obrigatório), xerox do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso (Frente e Verso). Sem a apresentação desses documentos o candidato terá que prestar a Prova do Vestibular Completa.

OBS: Os candidatos que já possuem uma Graduação ainda contam com duas modalidades de descontos:

Modalidade I: desconto de 30% (trinta por cento) no valor bruto da mensalidade, para os alunos ingressantes portadores de diploma de Graduação das Faculdades Integradas de Ourinhos;

Modalidade II: desconto de 25% (vinte e cinco por cento) no valor bruto da mensalidade, para os alunos ingressantes portadores de diploma de curso superior de qualquer outra Faculdade, Centro Universitário ou Universidade.

As Faculdades Integradas de Ourinhos oferecem ao candidato a possibilidade de utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado em qualquer ano, para isentar o candidato da Prova de Vestibular Tradicional.

Posso realizar transferência do meu curso para a FIO?

Sim!

Se você quer realizar seu sonho venha para as FIO.

Faça a sua transferência para as FIO e venha estudar na melhor Faculdade da região de Ourinhos.

Entre em contato com Departamento Comercial das FIO e conheça o Programa Especial de Transferência, através do telefone 0800 770 8788 e venha negociar valores de mensalidade e veja como aproveitar as disciplinas que você já cursou.

Procedimentos que o candidato deve fazer para adquirir sua isenção

As Faculdades Integradas de Ourinhos oferecem ao candidato a possibilidade de utilizar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) após a realização do Vestibular por Mérito FIO 2019 do dia 25 de novembro de 2018.

Procedimentos que o candidato deve fazer para adquirir sua isenção:

O candidato deve acessar o site: http://inep.gov.br/, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), clicar no menu Educação Básica e escolher a opção ENEM e clicar no banner “Acesse Aqui” o resultado individual e imprimir o seu Comprovante de Desempenho.

Atenção: Sua pontuação deve estar acima da pontuação mínima definida pelas FIO em seu Edital do Vestibular, publicado no site www.fio.edu.br

O que devo estudar para prestar o vestibular das FIO?

Língua Portuguesa:

01. Análise Textual

02. Gramática – Fonética
• Vogais e Consoantes;
• Encontros Vocálicos, Consonantes e Dígrafos; e
• Divisão Silábica.

03. Ortografia

04. Acentuação Gráfica: Ortoépia e Prosódia.

05. Morfologia
• Classes de Palavras Variáveis e Invariáveis;
• Verbos Regulares e Irregulares, Emprego do Infinitivo, Imperativo e Particípios Abundantes;
• Emprego da Crase; e
• Pontuação.

06. Sintaxe
• Termos Essenciais da Oração;
• Oração: Classificação e Termos;
• Período: Classificação;
• Sintaxe de Regência e Concordância Verbal e Nominal;
• Sintaxe de Colocação;
• Funções do Que e do Se; e
• Crase.

07. Semântica
• Sinônimos e Antônimos; e
• Homônimos e Parônimos.

08. Estilística
• Figuras de Linguagem; e
• Figuras de Sintaxe.

Literatura Brasileira:

01. Noções básicas de teoria literária: Conceito de literatura, poesia e prosa, funções da linguagem, gêneros literários e figuras de linguagem.
02. Barroco e Arcadismo no Brasil.
03. Romantismo Brasileiro: poesia, prosa e teatro.
04. A ficção realista e naturalista.
05. A poesia parnasiana e simbolista.
06. O Modernismo Brasileiro: quatro gerações modernas.
07. Literatura Contemporânea: poesia, ficção, teatro e crônica.
08. Memórias de um Sargento de Milícias. Manuel Antônio de Almeida.
09. O Cortiço. Aluisio de Azevedo.
10. Dom Casmurro. Machado de Assis.
11. Triste Fim de Policarpo Quaresma. Lima Barreto.
12. São Bernardo. Graciliano Ramos.
13. Antologia Poética. Carlos Drummond de Andrade.
14. Grande Sertão: veredas. João Guimarães Rosa.

Bibliografia recomendada:

BOSI, A. História Concisa da literatura brasileira. 36. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.
CASTELO, J. A. A literatura brasileira. São Paulo: Edusp, 1999.
CÂNDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. São Paulo: Martins. 1969. 2 Vol.
CUNHA, C. Gramática do português contemporâneo. Belo Horizonte: Bernardo Alvares, 1970.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. Fundação Getúlio Vargas, 1998.
TUFANO, D. Estudos de literatura brasileira. São Paulo: Moderna, 1985. 3 Vol.

Língua Inglesa:

01. Compreensão de Texto: tradução e interpretação;

02. Gramática Aplicada:
• Nouns (gender, plural, possessive case);
• Adjectives (position, comparison, opposites); (some, any, no, none and compounds); (much, many, little, few, a lot of);
• Pronouns (personal, possessive, reflexive and emphasizing, interrogative, demonstrative, relative);
• Verbs (regular, irregular); to be, to have, to do; can, may, must, will, shall, would, should, ought; used to, to be used to; there to be; The Simple Present; the Simple Past; The Future; The Present and Past Continuous; The Imperative; The Infinitive; The Gerund; The Present and Past Perfect; The Passive Voice; Reported Speech; Tag-questions
• Prepositions;
• Conjunction;
• Articles (definite and indefinite);
• Numeral; and
• Use of (also, too, as well as, either, neither, all, each, every, like, as) False Cognates.

Bibliografia recomendada:

CERDEIRA, C B. and SENNE, P.H. Inglês 2º Grau. São Paulo: Moderna. 1999. 3 Vol.
DIXON, R. J. Graded exercises in english. São Paulo: Cultrix. 1992.
MARQUES, A. English for life. São Paulo: Ática. 1998. Vol 3
MURPHY, R. English grammar in use. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
SIQUEIRA, V. L. O verbo inglês. São Paulo: Ática. 2000.

Estudos Sociais e Ciências – História Geral e do Brasil:

01. A cultura clássica:
• Civilização Grega; e
• Civilização Romana

02. O sistema feudal: características gerais.

03. A Expansão Ultramarina e os descobrimentos.

04. As transformações européias:
• revolução comercial
• Renascimento;
• Reforma; e
• Absolutismo.

05. O Iluminismo e a Revolução Francesa

06. Revolução Industrial

07. Os Grandes Conflitos:
• 1ª Guerra Mundial;
• Período de entre-guerras; e
• 2ª Guerra Mundial.

08. Economia do Brasil-Colônia:
• Pau-Brasil;
• Cana-De-Açúcar e a Pecuária;
• A Mineração e a Sociedade Democrática; e
• Aristocracia Cafeeira.

09. Movimentos nativistas e revolucionários.

10. Primeiro Reinado

11. Segundo Reinado

12. A República:
• República das Oligarquias;
• Revolução de 1930 e o Estado Novo; e
• Estado Novo.

13. Revolução de 31 de março:
• governos militares

14. Aspectos econômicos, políticos, sociais e intelectuais do Brasil atual.

Bibliografia recomendada:

ARRUDA, J. J. História geral e do Brasil. São Paulo: Moderna. 1998.
DANTAS, J. História do Brasil. São Paulo: Moderna. 1999.
HOLANDA, S. B de. História do Brasil. São Paulo: Difusão Européia do Livro. 1969.
PILETTI, N. História do Brasil. São Paulo: Ática. 1997.

Geografia Geral e do Brasil:

01. A regionalização do espaço mundial:
• A Divisão Internacional do Trabalho;
• A Multipolarização Mundial dos Anos 90;
• A Globalização Mundial e a Nova Ordem Econômica;
• Os Sistemas Neoliberais e o Capitalismo Monopolista;
• Mercados Internacionais (Blocos Econômicos Regionais); e
• As Relações Comerciais – Mercosul, Nafta, Tigres Asiáticos, Apec e Alca.

02. A regionalização do espaço brasileiro:
• O Plano Real e as Relações Comerciais do Brasil;
• As Diferenças Geográficas do Processo Recente de Produção do Espaço Brasileiro;
• Os Contrastes Econômicos Regionais do Brasil;
• A Análise Geográfica da População Brasileira; e
• Estrutura e Movimentos Populacionais – Rural e Urbano.

03. Os grandes domínios morfoclimáticos e geomorfológicos:
• Aproveitamento Econômico dos Recursos Naturais do Globo Terrestre;
• As Principais Diferenças Naturais e a Dinâmica Climática Mundial;
• Distribuição Climato-Botânica no Mundo e no Brasil; e
• A Dinâmica e Utilização da Água na Superfície Terrestre.

04. A questão ambiental:
• Conservação: Desenvolvimento Sustentado;
• Preservação e Degradação;
• As Principais Áreas Ecológicas do Mundo e do Brasil.

05. Cartografia:
• Escala Geográfica;
• Localização (Oceanos, Continentes e Países); e
• Fusos Horários.

06. As principais áreas de conflitos internacionais:
• Oriente Médio;
• América Latina – Sul e Sudeste Asiático;
• Transformação do Leste Europeu.

Bibliografia recomendada:

COELHO, M. A. Geografia do Brasil. 4.ed. São Paulo: Moderna. 1998.
MAGNOLI, D. Geografia geral e do Brasil. 2.ed. São Paulo: Moderna. 1997.
MOREIRA, I. O espaço geográfico: geografia geral e do Brasil. 40.ed. São Paulo: Ática, 1999 .
OLIVA, J. Temas de geografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999.
VESENTINI, J. W. Sociedade e espaço: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática. São Paulo, 1999.

Matemática:

1. Conjuntos Numéricos: números naturais, números inteiros, números racionais e números reais: operações e propriedades, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, ordem, valor absoluto, desigualdades.

2. Expressões Algébricas.
• Polinômios: Conceito, Grau e Operações;
• Produtos Notáveis;
• Fatoração; e
• Frações Algébricas.

03. Razão, Proporção, Números Proporcionais, Regra de Três (Simples e Composta).

04. Porcentagem, Juros Simples (Desconto e Montante).

05. Funções:
• Conceito de Função;
• Função Linear, Função Afim e Função Quadrática;
• Equações e Inequações do Primeiro e do Segundo Graus; Sistemas de Equações do Primeiro e do Segundo Graus; Aplicação na Resolução de Problemas;
• Função Exponencial e Função Logarítmica;
• Equações e Inequações Exponenciais e Logarítmicas;
• Logarítimos Decimais; e
• Propriedades Operatórias dos Logaritmos.

06. Trigonometria:
• Arcos e Ângulos;
• Funções Trigonométricas: Gráficos, Domínio, Conjunto-Imagem, Periodicidade, Valores Notáveis;
• Relações Fundamentais;
• Redução ao Primeiro Quadrante;
• Adição, Subtração, Duplicação e Bissecção de Arcos: Fórmulas para Cálculo das Razões Trigonométricas;
• Transformação em Produto; e
• Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo e num Triângulo Qualquer.

07. Progressões Aritméticas e Geométricas:
• Definição e fórmula do termo geral
• Soma dos termos
• Aplicação na resolução de problemas

08. Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares:
• Definição e Tipos de Matrizes, Operações com Matrizes, Matrizes Inversas;
• Cálculo de Determinantes de Matrizes Quadradas. Propriedades dos Determinantes; e
• Resolução e Discussão de Sistemas Lineares.

09. Análise Combinatória:
• Arranjos, Combinações e Permutações Simples; e
• Binômio de Newton: Desenvolvimento e Termo Geral.

10. Probabilidade:
• Eventos e Conceito de Probabilidade;
• Eventos Mutuamente Exclusivos; Probabilidade da União e da Intersecção de Dois ou mais Eventos;
• Probabilidade Condicional; e
• Eventos Independentes.

11. Geometria Plana e Espacial:
• Propriedades e Ângulos de Figuras Geométricas Simples: Polígonos, Circunferência e Círculo;
• Cálculo de Áreas das Figuras Planas;
• Relações Métricas nos Triângulos, nos Polígonos Regulares e no Círculo;
• Prismas, Pirâmides, Cones, Esferas e Cilindros; e
• Cálculo de Áreas e Volumes dos Sólidos Geométricos.

12. Geometria Analítica:
• Coordenadas Cartesianas. Distância entre dois Pontos.
• Estudo da Reta: Equações, Intersecção de Retas, Paralelismo e Perpendicularismo;
• Distância de um Ponto a uma Reta; e
• Estudo da Circunferência: Equação, Intersecção de Reta e Circunferência

13. Números Complexos:
• Conceito, Formas Algébrica e Trigonométrica; e
• Operações com Números Complexos.

14. Equações Algébricas:
• Resolução;
• Pesquisa de Raízes; e
• Relações Entre os Coeficientes e as Raízes de uma Equação Algébrica.

Bibliografia recomendada:

FEITOSA. M. O. Cálculo vetorial e geometria analítica. São Paulo: Atlas. 1983.
IEZZI, G, D. O. Tópicos de Matemática – São Paulo: Atual. 1976
SCIPIONE NETTO, P. Matemática. São Paulo: Scipione. 1980.

Física:

01. Mecânica:
• Grandezas Vetoriais: Operações com Vetores (Método Geométrico e Analítico);
• Velocidade Média e Aceleração Média;
• Movimentos em Trajetórias Retilíneas: Movimento Uniforme, Movimento Uniformemente Variado, Lançamento Vertical;
• Leis de Newton; Força de Atrito; Força Elástica;
• Trabalho e Potência de uma Força;
• Energia Potencial e Cinética; Energia Mecânica;
• Impulso e Quantidade de Movimento.

02. Termologia:
• Temperatura, Lei Zero da Termodinâmica, Escalas Termométricas;
• Dilatação Térmica Dos Sólidos: Linear; Superficial; Volumétrica; e
• Calor; Princípios De Calorimetria; Calorímetros; Calor Latente.

03. Óptica:
• Programação Retilínea da Luz;
• Leis da Reflexão, Espelho Plano;
• Espelhos Esféricos: Côncavo e Convexo;
• Leis da Refração;
• Dispersão Luminosa; e
• Lentes Esféricas.

04. Eletricidade:
• Carga Elétrica; Processos de Eletrização; Eletroscópios;
• Força Elétrica;
• Campo Elétrico; Campo Elétrico Uniforme;
• Potencial Elétrico;
• Corrente Elétrica;
• Diferença de Potencial, Resistor, Lei de Ohm;
• Potência Elétrica;
• Resistividade;
• Associação de Resistores: Série, Paralelo;
• Instrumentos de Medidas Elétricas;
• Geradores e Receptores;
• Força Eletromotriz; e
• Circuito Simples.

Bibliografia recomendada:

BONJORNO, A. Física. São Paulo: FTD. 1985. Vol. 3
MORETTO, V. P. Física Hoje. São Paulo: Ática. 1989. Vol. 3
NICOLAU, T. Aulas de Física. São Paulo: Atual. 1992. Vol. 3
SANTOS, J. I. O. Conceitos de Física. São Paulo: Ática. 1986. Vol. 3.

Química:

01. Química Geral:
• Matéria e Energia;
• Classificação das Substâncias;
• Estrutura Atômica;
• Elemento Químico;
• Isotopia, Isobaria, Isotonia, Alotropia;
• Distribuição Eletrônica em Níveis de Energia;
• Tabela Periódica dos Elementos: Propriedades na Tabela;
• Ligações Químicas: Iônica, Covalente, Covalente Dativa;
• Equações Químicas: Métodos para Determinação de Coeficientes;
• Mol: Átomo-Grama, Molécula-Grama, Fórmula-Grama, Volume Molar;
• Estequiometria: Relação de Moles, Relação de Massa, Relação de Volume; e
• Oxidação e Redução.

02. Química Inorgânica:
• Óxidos, Ácidos Hidróxidos, Sais, Classificação, Nomenclatura.

03. Físico-Química:
• Soluções: Classificação;
• Concentração das Soluções: Título, Fração Molar, Molaridade, Normalidade; e
• Eletrólise;

04. Química Orgânica:
• Carbono: Propriedades;
• Cadeias Carbônicas: Classificação;
• Funções Orgânicas; e
• Isomeria: de Cadeias, de Posição, de Função.

Bibliografia recomendada:

CARVALHO, G. C. de. Química. São Paulo: Nobel. 1972. Vol. 3
FELTRE, R.; YOSINAGA, S. Química. São Paulo: Moderna. 1982. Vol. 4.
NEHMI, V. A. Química Orgânica. São Paulo: Scipione. 1999. Vol. 3.
SILVA, R. H.; BRAGA, E. da. Princípios Básicos de Química. São Paulo: Moderna. 1992. Vol. 3.

Biologia:

01. A vida no nível da célula:
• Diversidade e Organização das Células;
• Tamanho e Formas Celulares;
• Células Procariontes e Eucariontes;
• Estrutura Celular Básica;
• Célula e Manutenção da Vida;
• Mecanismos de Transportes de Substâncias Através da Membrana;
• Transporte Ativo e Passivo;
• Respiração Celular;
• Síntese de Proteínas;
• Movimento Celular; e
• Divisão Celular – Mitose e Meiose.

02. Histologia e Embriologia:
• Histologia Animal: os Epitelios; o Tecido Conjuntivo; o Tecido Muscular; o Tecido Nervoso;
• Anatomia e Histologia Vegetal: os Meristemas; os Tecidos Permanentes: Parênquimas, Tecido Tegumentar, Colênquima, Esclerênquima, Xilema e Floema;
• Embriologia: a Segmentação; a Gastrulação; a Neurulação;
• Folhetos Embrionários;
• Anexos Embrionários.

03. A organização dos Seres Vivos, o Ambiente e suas interações:
• Os Seres Vivos e Seus Diferentes Níveis de Organização;
• Manutenção da Vida: Fluxo de Energia e Matéria: Cadeia Alimentar; Níveis Tróficos;
• Ciclos Biogeoquímicos: da Água, do Carbono e do Nitrogênio;
• Estudo das Populações e Comunidades;
• Densidade das Populações;
• Equilíbrio Dinâmico das Populações;
• Relações Entre Seres Vivos: Relações Harmônicas e Desarmônicas;
• Sucessão Ecológica;
• Distribuição da Vida da Terra;
• Ecossistemas Aquáticos; e
• Ecossistemas Terrestres.

04. Continuidade da vida: Hereditariedade e evolução:
• As Concepções de Hereditariedade: Idéias Pré-Mendelianas Sobre a Herança;
• Primeira E Segunda Lei De Mendel. Bases Citológicas da Herança e Suas Relações com os Princípios Mendelianos;
• Teoria Cromossômica da Herança;
• Os Experimentos de Morgan e Bridges;
• Ligação Gênica e Permutação;
• Cromossomos Sexuais e Determinação do Sexo;
• Herança Ligada oo Sexo;
• Citogenética Humana: Cariótipo Humano Normal;
• Aberrações Cromossômicas: Síndrome de Down; Síndrome de Klinefelter; Síndrome de Turner;
• Ampliação dos Princípios de Mendel;
• Alelos Múltiplos;
• Grupos Sangüíneos (ABO, MN, Rh);
• Interação Gênica;
• Herança Quantitativa;
• Vírus – Organizações e Modo de Ação;
• Vírus Patogênicos – O HIV;
• DNA, Cromossomos e Informação Genética;
• Mutações;
• Erros Inatos de Metabolismo (Fenilcetonúria, Galactosemia, Albinismo);
• Biotecnologia;
• Clonagem;
• Os Transgênicos; e
• Teoria da Evolução: Aspectos Históricos da Teoria da Evolução; Teoria Sintética da Evolução; Mecanismos Geradores e Orientadores da Variabilidade.

Bibliografia recomendada:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. São Paulo: Moderna. 1989. Vol. 3.
SILVA JUNIOR, C. Biologia. São Paulo: Saraiva. 1999.
FAVARETTO, J. A.; MERCADANTE, C. Biologia. São Paulo: Moderna. 2000.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAYDER, F. Biologia Hoje. São Paulo: Ática. 1992.
LOPES, S. Biologia. São Paulo: Saraiva. 1991.
PAULINO, W. Biologia Geral. São Paulo: Ática.1997.
SOARES, J. L. Biologia. São Paulo: Scipione. 2001.

Bolsa Reembolsável, documentos necessários

Do Aluno:

Cópia do RG;
Cópia do CPF;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia do comprovante de renda; e
Certidão de Nascimento/Casamento

Do Fiador:

Cópia do RG;
Cópia do CPF;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia do comprovante de renda (3 vezes o valor da metade da mensalidade para BOLSA REEMBOLSÁVEL ou 3 vezes o valor da parcela para NEGOCIAÇÂO);
Certidão de nascimento/casamento; e
Certidão negativa do SERASA.

Cônjuge Do Fiador:

Cópia do RG;
Cópia do CPF; e
Profissão.

Como fico sabendo do resultado?

A relação dos alunos pré-aprovados e o percentual de cada bolsa são divulgados no site das FIO e também nos murais (físicos) da secretaria de bolsas.
Maiores informações Departamento de Bolsas FIO através do telefone: (14) 3302 6400 – Ramal: 6419

Como utilizar a minha nota do Enem?

ENEM: o candidato que realizou o ENEM em um dos três anos anteriores pode ser dispensado de fazer as provas do processo seletivo 2019/1 para ingressar nas FIO.

Nesse caso, basta fazer a inscrição no Campus das FIO e entregar uma fotocópia do Boletim de Desempenho Individual de Notas do ENEM no ato ou até o dia de realização de prova, no departamento de Vestibular do Campus FIO. A nota obtida no ENEM será padronizada com as notas das provas do Processo Seletivo 2019/1.

O candidato que apresentar nota mínima menor que 300 (trezentos), numa escala de 0 (zero) a 1.000 (mil), ou tenha zerado na redação, deverá, obrigatoriamente, realizar Prova Tradicional ou por Agendamento, pois, nesse caso, suas notas do ENEM não serão aproveitadas.

OBSERVAÇÃO: O candidato não poderá utilizar a nota obtida no ENEM para concorrer ao Programa Especial de Desconto. Nessas condições, estará concorrendo a 30% do total de vagas oferecidas de cada curso/ turno do Processo Seletivo 2019/1.

O candidato que apresentar nota da redação do ENEM inferior a 300 (trezentos), numa escala de 0(zero) a 1000 (mil) deverá optar pela prova tradicional.

Veja o campus das FIO

Rodovia BR-153 - Km 338,42 - S/N - Bairro Água do Cateto - Ourinhos - SP - CEP: 19.909-100

Ainda na dúvida?

Clique no Link abaixo e cadastre-se que entraremos em contato o quanto antes!

* Fique tranquilo, não iremos fazer spam com o seu número. Veja a nossa Política de Privacidade para mais informações.